Distrito de Vista Alegre precisa de água potável e sinal para ligação celular, diz Kemp
Segundo Kemp, problemas básicos atingem uma das cidades mais ricas de MS
14/02/2012 - 12:27
Por: JL
Foto: Giuliano Lopes
Na sessão ordinária desta terça-feira (14) na Assembleia Legislativa, o parlamentar apresentou duas indicações e cobrou da Sanesul (Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul) a instalação de cavaletes para garantir a distribuição de água tratada na localidade, onde residem ao menos três mil famílias.
Outra proposta encaminhada aos gerentes das empresas de telefonia, pede a implantação do sistema de telefonia móvel no distrito. A indicação foi encaminhada para os gerentes regionais da Claro, Claudemir Martins, da Tim, Carlos Nei, da empresa OI, Ricardo Soutelinho Amorim e da Vivo, Heriberto Liberatti, Diretor Regional
da VIVO.
“O encaminhamento da indicação foi motivado pela Associação de Moradores do Distrito
de Vista Alegre, que solicitou a este mandato apoio para reforçar junto as operadoras dos
serviços de telefonia móvel a reivindicação dos moradores do Distrito, uma vez que não há cobertura da área para celulares”, diz parte do documento.
Já sobre a falta de saneamento básico na comunidade, que utiliza poços artesianos para suprir a falta de água potável, a indicação diz o seguinte: “A Associação de Moradores do Distrito de Vista Alegre, por meio dos seus representantes, solicitou deste mandato, apoio para encaminhar à SANESUL - Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul S.A, o pedido de instalação de cavaletes de água tratada para atender os domicílios localizados Vista Alegre, Distrito do Município de Maracaju”.
Reivindicação
O deputado estadual Pedro Kemp (PT) visitou o Distrito de Vista Alegre na noite de quarta-feira (8) e reuniu-se na associação esportiva com pelo menos 70 moradores. A região faz parte do município de Maracaju e reúne três mil pessoas sendo o responsável por 30% da arrecadação.
O parlamentar estava acompanhado do vice-prefeito de Maracaju, Alberto do PT, e do presidente da Associação dos Moradores do Distrito de Vista Alegre, Beto – Aldair Alberto Schwinn). Kemp foi até Vista Alegre para explicar à população quais os trâmites para o projeto de emancipação de uma comunidade.
Hoje, tramita no Congresso Nacional uma proposta para definir os critérios da emancipação por meio de Lei Complementar e só depois disso, as assembleias legislativas terão condições de definir quais as regiões que apresentam viabilidade em número de habitantes, eleitores, produção econômica e infraestrutura para poderem se tornar municípios. Infraestrutura deve ser um dos quesitos na proposta sobre os critérios de emancipação.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.