Projeto Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense é enaltecido por deputados

Imagem: Professor Rinaldo fala do resgate dos jovens pela cidadania
Professor Rinaldo fala do resgate dos jovens pela cidadania
23/02/2016 - 12:06 Por: Christiane Mesquita    Foto: Roberto Higa

O deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB), líder do governo na Casa de Leis, ressaltou a importância de resgatar a formação de líderes políticos, lembrando o Projeto Parlamento Jovem, criado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. “Ontem foram empossados os 16 deputados-estudantes eleitos na 5ª Edição do Projeto, tive a alegria de participar da cerimônia, e o projeto é extremamente importante, pois resgata a cidadania do jovem e é na juventude que nasce a esperança de um futuro melhor. Este ano houve ampliação de participantes, antes eram apenas alunos de Escolas Pública, agora há representantes de Escolas Particulares”, destacou Rinaldo.

Instituído pela Resolução 026/2005, o Parlamento Jovem tem como objetivo formar e promover a consciência política e a liderança entre os adolescentes. O projeto tem a parceria da Secretaria de Estado de Educação e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS). A escolha dos deputados é realizada durante eleição em escolas públicas e privadas, entre alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio, e os deputados estudantes se reúnem em sessões ordinárias e apresentam projetos, que podem ser apadrinhados pelos deputados estaduais e tornarem-se leis. Os 16 deputados-estudantes diplomados e empossados ontem ficam no cargo por um ano.

Mara Caseiro (PMB), 3ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, também falou da representatividade do Projeto Parlamento Jovem. “Os deputados-estudantes são capacitados para conhecer o cotidiano da política e dos poderes constituídos. Nesta edição está sendo expressiva a participação de mulheres, uma preside os trabalhos. Quero parabenizar a nossa sociedade que tem mostrado o valor dos jovens”, considerou.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.