Marielle, Presente! Kemp solicita medidas para o combate à violência contra a mulher
O deputado estadual Pedro Kemp (PT), vice-líder do partido na Casa de Leis, ocupou a tribuna nesta manhã (20/3) para falar sobre os números alarmantes da violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul. “Em matéria veiculada em um site do Estado, os índices mostram que houve aumento deste tipo de violência. Infelizmente Mato Grosso do Sul lidera o ranking neste quesito, minha dúvida é se está havendo mais violência ou mais denúncias. Não é de hoje que debatemos este assunto, somos campeões em estupro e violência doméstica e o governo estadual precisa investir nas políticas públicas de prevenção à violência contra as mulheres. É preciso que o governo assuma essa questão e faça um trabalho unificando todas as secretarias”, explicou.
Kemp também fez uma reflexão sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL/RJ), morta a tiros na última quarta-feira (14/3). “Não bastasse o fato lamentável demonstrando que a intervenção militar no Rio de Janeiro não está adiantando nada, agora assassinaram uma representante da população que fazia a defesa de bandeiras muito claras, tais como o protagonismo das mulheres, a igualdade racial, os menos favorecidos. E o que não entendo é tentativa de diminuir a imagem da vereadora em redes sociais com calúnias. Esta morte é simbólica e Marielle tem que ser lembrada por todos, pois ela defendia as mesmas causas que defendemos”, considerou o deputado.
Campo Grande foi para as ruas por Marielle e Anderson (seu motorista também assassinado). A Praça Ary Coelho, a Avenida Afonso Pena, 14 de Julho, o Centro de Campo Grande foram palco de solidariedade. A luta em defesa da vida é de todos nós. Este ano a Campanha da Fraternidade aborda a “Superação da Violência”, temos caminhado, levado as discussões sobre o tema para as comunidades. A violência contra as mulheres, contra o povo negro, os homossexuais, os indígenas tem sido abordada.
O caso da morte da militante dos Direitos Humanos, socióloga, vereadora da Favela da Maré resume o tamanho do problema enfrentado pela população, principalmente pelas mulheres. A morte do trabalhador Anderson também faz doer os corações. Sabemos que tudo isso não foi em vão. Marielle e Anderson deixaram seus filhos, amigos, mas a história de luta, essa história ainda será contada com muito orgulho.
*Com informações da Agência ALMS