Em um ano, transmissões ao vivo pelo Facebook da ALMS alcançam 130 mil cidadãos

Imagem: Alcance das transmissões ultrapassam o total dos habitantes das cidades de Corumbá e Ladário
Alcance das transmissões ultrapassam o total dos habitantes das cidades de Corumbá e Ladário
07/06/2019 - 16:00 Por: Evellyn Abelha   Foto: Wagner Guimarães

Os cerca de 8.500 quilômetros - em linha reta - que separam a capital sul-mato-grossense e a cidade espanhola de Salamanca não foram obstáculo para que Francisca Bezerra de Souza assistisse e interagisse durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS). Isso porque a brasileira, que faz doutorado na Espanha, acompanhou o evento por meio de transmissão ao vivo feita pela página oficial do Facebook da Casa de Leis.

Francisca é uma das cerca de 130 mil pessoas alcançadas organicamente pelos eventos transmitidos em tempo real, após um ano da primeira atividade desse tipo na mídia social da ALMS, feita em junho de 2018. O alcance do Facebook corresponde ao número de pessoas impactadas com o conteúdo da publicação. “Neste mundo globalizado, é de fundamental importância que os Poderes, empresas e pessoas em geral utilizem a mídia para estabelecer relações e, especificamente, para a ALMS é uma forma de divulgar as ações do Legislativo e dar visibilidade para o nosso estado”, afirmou a assistente social, que acompanhou a audiência “Presença de Psicólogos e Assistentes Sociais nas Escolas”.

A interação de Francisca foi lida durante o evento que alcançou mais de 15 mil pessoas e, até o momento, é uma das transmissões com maior interação on-line. Para o proponente da audiência, deputado Marçal Filho (PSDB), as interações pelas mídias sociais possibilitam ampliar a participação. “Hoje uma audiência pública não se pode entender apenas com a presença física em plenário, mas sim com pessoas que estão longe e podem participar dando opiniões e acompanhar inclusive com sugestões”, disse o parlamentar.

Transparência e Participação


Presidente da ALMS falou sobre a importância da mídia

As transmissões ao vivo via Facebook da Assembleia Legislativo de Mato Grosso do Sul fazem parte da iniciativa da Casa de Leis de dar mais transparência às ações que acontecem no Legislativo Estadual. Para o presidente da ALMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB), o uso da mídia social é fundamental. “Fico feliz com os números das transmissões em um ano de serviço. São 130 mil pessoas alcançadas, mais de 77 mil visualizações e cerca de 100 horas de transmissão. Eu entendo que o Facebook é fundamental, claro que não é a única mídia social em que devemos estar. Vamos, cada vez mais, implementar ações como essa na Assembleia Legislativa, as mídias sociais são de suma importância”, destacou.

O parlamentar enfatizou ainda a possibilidade de participação e fiscalização que os cidadãos possuem com as transmissões ao vivo. “Esse canal de comunicação direto é uma nova fatia que não tínhamos há 10 anos. A coisa cresceu muito rápido e agora temos um instrumento para poder melhorar a formação de opinião sobre o trabalho da Assembleia Legislativa. Quando a mídia coloca as pessoas interagindo conosco, acho que isso é mostrar o trabalho que está sendo feito aqui na Casa de Leis. Com a participação de todos, a ALMS chega a mais pessoas e mostra o que a gente faz”, afirmou.

Veja, no infográfico abaixo, os dados sobre os eventos:


Transmissão com maior alcance

Entre junho do ano passado e maio deste ano, a transmissão que obteve maior alcance foi a reunião dos deputados estaduais com a diretoria da concessionária Energisa e representantes do Procon/MS, que até o último levantamento havia impactado mais de 23 mil cidadãos. Na ocasião, foi discutido o aumento das contas de energia elétrica dos sul-mato-grossenses e 183 interações foram registradas durante o evento.


Transmissão da reunião dos deputados com a empresa Energisa alcançou 23 mil pessoas 

A internauta Mariza Gonçalves deixou sua participação na página durante a realização da transmissão. “Excelente iniciativa da Assembleia Legislativa do nosso Estado. Aqui em Dourados está havendo muitas reclamações de aumento indevido nas contas de energia”, destacou. Cássio Amaral de Souza solicitou, via comentário, o empenho dos deputados na solução do caso. “Vamos pra cima, somos muito mais fortes do que a Energisa, os nossos representantes precisam fazer a voz do povo ser ouvida e atendida”, defendeu.

Os deputados Marçal Filho e Pedro Kemp (PT) foram os proponentes do evento visualizado por 5.700 cidadãos até maio de 2019. Segundo Kemp, a participação tem melhorado a cada transmissão. “O avanço do Legislativo nessa área proporcionou, principalmente para as pessoas que moram em outras cidades, a oportunidade de acompanharem nossas audiências. Todos que trabalham na defesa de um Estado melhor, de um país mais justo, têm encontrado as informações necessárias para poderem fiscalizar os trabalhos e, através das lives, simultaneamente participarem com comentários, críticas e sugestões. Isso é fundamental na democracia”, afirmou Kemp.

Acompanhe a ALMS

Além do Facebook, os cidadãos podem acompanhar o trabalho realizado no Legislativo Estadual pelas mídias sociais Instagram e Twitter. É possível fazer perguntas, enviar sugestões e elogio. Todos os vídeos da Casa de Leis ficam disponíveis no canal do YouTube. As fotos oficiais podem ser baixadas pelo Flickr e também estão disponíveis no site da ALMS na aba Banco de Imagens. Os trabalhos parlamentares ainda podem ser acompanhados pela TV e Rádio Assembleia. Os conteúdos também podem ser acessados no aplicativo oficial disponível na Play Store (para sistema android) ou App Store (para iOS). Assine também a Newsletter da Casa de Leis.

Os interessados em receber via WhatsApp a programação, notícias e principais acontecimentos da Casa de Leis podem salvar o contato da Assembleia Legislativa (+55 67 3389-6393) e fornecer o número de celular, nome e profissão para receber informações. O contato também pode ser fornecido pelo e-mail imprensa.alms@gmail.com.

*Com informações das assessorias parlamentares.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.