Ordem do Dia: ALEMS  aprova decreto de calamidade pública em Campo Grande

Imagem: Sessão foi presidida pelo deputado Paulo Corrêa, que esteve em plenário junto aos técnicos do Legislativo
Sessão foi presidida pelo deputado Paulo Corrêa, que esteve em plenário junto aos técnicos do Legislativo
22/04/2020 - 11:21 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Wagner Guimarães

​​​​​​Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) votaram seis matérias durante a Ordem do Dia desta quarta-feira (22), novamente realizada por meio de videoconferência decorrente das medidas de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19).

Foi aprovado em primeira discussão o Projeto de Lei 30/2020, com emenda de redação, de autoria do deputado Lidio Lopes (PATRI), que estabelece diretrizes para a política de diagnóstico e tratamento da depressão pós-parto no sistema de saúde das redes pública e privada do Estado e institui o Dia Estadual de Prevenção e Combate à Depressão Pós-parto, a ser comemorado anualmente no primeiro domingo do mês de março.

Lidio Lopes agradeceu a votação positiva e justificou que estudos mostram que a cada dez mulheres parturientes, quatro são diagnosticadas com depressão pós-parto. A proposta segue para análise das comissões de mérito, para então, se passar, ser votada em segunda discussão.  

Projeto de Lei 34/2020, do deputado Evander Vendramini (PP), que institui o carnaval de Corumbá como patrimônio cultural do Estado segue regular tramitação, após aprovação em primeira discussão. Os deputados parabenizaram o autor do projeto. “Digo que o carnaval de Corumbá é o melhor do Brasil”, considerou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB).

De autoria do Poder Executivo, outras duas propostas foram aprovadas em primeira discussão e seguem para análise das comissões de mérito. O Projeto de Lei 45/2020, que altera a redação de dispositivos da Lei 1.102/1990, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Poder Executivo, das Autarquias e das Fundações Públicas de Mato Grosso do Sul, que pretende equiparar a licença paternidade de cinco dias consecutivos a pais que adotam ou obtêm guarda judicial, da que já é concedida aos pais de filhos biológicos.

E o Projeto de Lei 48/2020, que altera a Lei Estadual 1.627, de 24 de novembro de 1995, que criou o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor – SEDC e prevê estabelecer interlocução com a Ordem dos Advogados do Brasil, Procuradorias, Defensorias Públicas e com o Ministério Público, estimulando sua participação nas mediações e nas conciliações pré-processuais das relações oriundas das relações de consumo e dá outras providências.

E ainda estava prevista a votação do Projeto de Lei 49/2020, do Poder Executivo, que aprovava a alteração parcial dos demonstrativos do detalhamento da despesa por órgão e de despesa por ação e região no Plano Plurianual para o período de 2020/2023, mas foi retirado de pauta por pedido de vistas do deputado Capitão Contar (PSL).


Por medidas de segurança do Covid-19, sessão ocorre por videoconferência

Acordo de liderança

Foi incluído por acordo de liderança, o Projeto de Decreto Legislativo 004/2020, da Mesa Diretora, que reconhece, para os fins do disposto no art. 65 da Lei Complementar n° 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública no Município de Campo Grande, nos termos da solicitação do prefeito municipal, Marquinhos Trad (PSD), encaminhada por meio da Mensagem nº 1/2020, de 15 de abril de 2020. A proposta foi aprovada em discussão única por maioria de votos e segue para promulgação.

Também foi incluído por acordo de liderança, o Projeto de Lei 55/2020, a pedido do deputado  Coronel David (PSL), que é autor do projeto, que dispõe em caráter excepcional sobre a suspensão do cumprimento de obrigações financeiras referentes a empréstimos consignados contraídos por servidores públicos estaduais, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul pelo prazo de 90 dias e dá outras providências.

A proposta recebeu três emendas e teve o projeto 56/2020, de Pedro Kemp (PT), apensado devido à similaridade de propositura. Os parlamentares votaram pela aprovação do parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e assim a proposta 55/2020 foi aprovada em primeira e segue regular tramitação para análise das comissões de mérito.

Além disso, oito indicações, três requerimentos e duas moções também foram aprovadas. Todas as matérias em tramitação na Casa de Leis podem ser conferidos na íntegra pelo Sistema Legislativo clicando aqui.

 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.